História




O futebol osasquense sempre teve vários representantes do futebol profissional paulista, como o "Grêmio Água Branca Futebol Clube", "Associação Atlética Floresta", "Independência Esporte Clube", "Associação Atlética Osasquense", "União Esportiva Rochdale" e "Monte Negro Futebol Clube" (atual Osasco Futebol Clube). No ano de 2000, foi criado o Esporte Clube Osasco (ECO), e logo no primeiro ano foi campeão da então Série B-2 (5ª divisão). Preservando a maioria do plantel, o ECO foi bi-campeão em 2001 da Série B-1 (4ª divisão), subindo para a Série A-3. Em 2002 quase subiu para a Série A-2. Depois disso, o ECO batalhou para não mais cair.

Após o afastamento do ECO (Esporte Clube Osasco) das competições oficiais de futebol do Estado de São Paulo, a cidade de Osasco ficou sem um representante oficial no futebol paulista. Indignados com a situação, cinco moradores da região e ex-torcedores do ECO decidiram fundar um novo clube de futebol para defender a cidade dentro de campo. Após alguns encontros e muita conversa, no dia 17 de dezembro de 2007 foi fundado o Grêmio Esportivo Osasco. Assim nasceu o Grêmio Esportivo Osasco, sua inscrição foi homologada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em janeiro de 2008.

Nestes três anos de história, o clube alcançou a glória de dois acessos seguidos (Série B em 2008 e Série A-3 em 2009), mas também conheceu a tristeza do rebaixamento acontecido na Série A-2 em 2010. Em seu primeiro torneio disputado oficialmente, na Série B do Campeonato Paulista de 2008, surpreendendo até o mais fanático dos seus torcedores, a equipe, treinada na época pelo técnico Toninho Moura, conseguiu o acesso para a Série A-3 do Campeonato Paulista juntamente com Campinas, Batatais e Pão de Açúcar. Em seu segundo ano de existência, o clube de Osasco já começava a escrever um capítulo da sua curta história no futebol de São Paulo.


Série A-3 - Tempos de Ouro

Em 2009, a disputa da Série A-3 já era uma realidade no Grêmio Osasco. No entanto, a equipe entrou na competição com pouquíssimo favoritismo para conquistar uma das vagas na Série A-2 de 2010, mas surpreendendo a todos novamente, na primeira fase, mais uma campanha surpreendente, já que, das 20 equipes participantes, o Grêmio Osasco terminou com a terceira melhor colocação e garantiu-se na segunda fase do torneio, ficando atrás apenas de Votoraty e do próprio Pão de Açúcar. Embalada pelo ótimo desempenho na primeira etapa da competição, a equipe comandada pelo técnico André de Oliveira entrou para a segunda fase como a grande surpresa da Série A-3, e não decepcionou. Após eliminar clubes como XV de Piracicaba e Penapolense, o time de Osasco chegou à final do torneio contra o Votoraty. A equipe não conseguiu combater a forte equipe do Votoraty ficando com o vice-campeonato, mas o seu acesso a Série A-2 estava garantido.

O Primeiro Rebaixamento e Atualidade
No ano de 2010 a equipe osasquense conheceu seu primeiro revés. A diretoria se empenhou em angariar parceiros para a disputa da dificílima Série A-2, mas os apelos foram em vão. Sem patrocínio, montou uma equipe guerreira, mas que não conseguiu se acertar dentro de campo. Mesmo com toda a garra demonstrada, em dezenove partidas a equipe conheceu quinze derrotas, três empates e apenas uma vitória. Anotou dezoito gols e sofreu quarenta e seis. Terminou na última colocação e foi automaticamente rebaixada.
Mas no segundo semestre o clube conseguiu se reestruturar, firmou uma parceria com a Ponte Preta para disputar o Campeonato Paulista em duas categorias de base (Sub-15, Sub-17) e também teve uma boa atuação no Sub-20.
O clube também promoveu a 1ª. Copa Cafu de Futebol Sub-17, que homenageou o jogador Marcos Evangelista de Moraes, o Cafu, capitão da Seleção Brasileira na conquista do penta campeonato. O torneio foi um sucesso, com a participação de outras cinco equipes, além do Grêmio Osasco.
Em 2011, a equipe até tentou a volta a Série A-2, mas não conseguiu o feito e em 2012, voltará a disputar a Série A-3 em busca do retorno a Série A-2.
No dia 06 de maio de 2012, a equipe conquistou uma das vagas de acesso a Serie A-2, após vencer o Juventus por 3 a 1 e terminar a fase semifinal como o 1º colocado do grupo 3. O Grêmio Osasco ainda disputará o titulo da Serie A-3 contra o Rio Branco de Americana, 1º colocado do grupo 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter

Facebook